Microempreendedores do RS devem declarar faturamento até maio

Prazo para declaração é até 31 de maio.

Notícia publicada em 22/01/2025 09:57 - #economia


Quase 1 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) do Rio Grande do Sul precisam fazer a declaração anual de faturamento à Receita Federal. De acordo com informações recentes, são 998,2 mil MEIs que devem informar seus ganhos ao fisco até o dia 31 de maio deste ano. No Brasil, o total de microempreendedores que precisam declarar ultrapassa 16 milhões.

É importante ressaltar que mesmo aqueles que não tiveram faturamento em 2024, que é o ano-base, devem realizar a declaração. Além disso, os microempreendedores que encerraram seus CNPJs também precisam fazer a declaração, mas com processos e prazos diferentes.

Caso a declaração não seja realizada, o microempreendedor pode enfrentar uma multa mínima de R$ 50. O preenchimento da Declaração Anual de Faturamento (DASN) deve ser feito exclusivamente no Portal do Empreendedor, onde estão disponíveis todas as instruções necessárias para o correto preenchimento do documento.

Vale lembrar que, a partir deste mês, a contribuição mensal do MEI também sofreu um aumento, devido à elevação do salário mínimo nacional. Portanto, é fundamental que os microempreendedores fiquem atentos a essas mudanças e cumpram com suas obrigações fiscais para evitar complicações futuras.


Wiki: Microempreendedor Individual (empresa)
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria empresarial criada no Brasil com o objetivo de formalizar pequenos empreendedores que atuam por conta própria. Instituído pela Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, o MEI permite que trabalhadores informais se tornem empresários d... Ver wiki completa