Conclave lidera indicações ao Bafta com 12 nomeações
Conclave é o filme mais indicado ao Bafta.
Notícia publicada em 15/01/2025 10:11 - #cultura
O filme Conclave, dirigido por Edward Berger, é o grande destaque das indicações ao Bafta deste ano, com um total de 12 nomeações. A trama gira em torno de um cardeal que enfrenta dilemas morais enquanto supervisiona a eleição de um novo papa. Essa produção se baseia no romance de Robert Harris e busca repetir o sucesso de seu filme anterior, All Quiet on the Western Front, que conquistou sete prêmios na cerimônia de dois anos atrás.
Entre as categorias em que Conclave está concorrendo, estão as de melhor filme e melhor diretor. Os atores Ralph Fiennes e Isabella Rossellini também foram indicados, competindo nas categorias de melhor ator e melhor atriz coadjuvante, respectivamente. Fiennes enfrentará o favorito Adrien Brody, que está em alta por sua atuação em The Brutalist.
A lista de indicados trouxe surpresas, como a ausência de grandes nomes como Nicole Kidman e Denzel Washington, que esperavam ser reconhecidos por suas atuações em Babygirl e Gladiator II, respectivamente. Kidman, que era considerada uma forte candidata, não conseguiu uma indicação, enquanto Washington, aos 70 anos, também ficou de fora.
A competição nas categorias de atuação é acirrada, com 14 dos 24 indicados sendo novatos no Bafta, o que reflete a diversidade de talentos no cinema atual. A única diretora mulher indicada na categoria de melhor filme é Coralie Fargeat, por seu trabalho em The Substance.
A cerimônia do Bafta ocorrerá no dia 16 de fevereiro, com David Tennant como apresentador. As indicações ao Oscar, que estavam programadas para serem anunciadas nesta sexta-feira, foram adiadas devido a incêndios em Los Angeles, e agora serão divulgadas na próxima quinta-feira.