Marte estará mais próximo da Terra neste fim de semana
Marte atinge o perigeu e brilha mais no céu.
Notícia publicada em 13/01/2025 05:52 - #ciencia
Neste domingo, dia 12, Marte estará em uma posição especial, atingindo o perigeu, que é o ponto mais próximo da Terra. Isso fará com que o Planeta Vermelho pareça maior e mais brilhante no céu noturno, oferecendo uma ótima oportunidade para observação. Durante esse evento, Marte estará a apenas 0,64 unidades astronômicas (UA) de distância de nós.
Marte orbita o Sol a uma média de 1,5 UA e, em sua maior distância da Terra, chega a 2,6 UA. Essa variação entre o perigeu e o apogeu é a maior do Sistema Solar, o que torna a observação do planeta ainda mais interessante.
Para quem está em Brasília, Marte será visível por volta das 19h52, quando estará a 7° acima do horizonte nordeste. O ponto mais alto no céu será às 00h45, quando atingirá 49° acima do horizonte norte. O planeta começará a desaparecer no crepúsculo do amanhecer por volta das 05h33, a 8° acima do horizonte noroeste.
Embora Marte pareça mais próximo, ele ainda será visível apenas como um ponto de luz a olho nu. No entanto, com um binóculo, é possível ver o planeta como um disco de luz. Para uma visão mais detalhada, um telescópio é recomendado.
Além disso, a melhor época para observar Marte é durante sua oposição, que ocorrerá no dia 16 de janeiro. Nesse momento, o planeta estará do lado oposto do Sol em relação à Terra, permitindo uma visão ainda mais clara de sua superfície iluminada. O perigeu e a oposição geralmente acontecem próximos um do outro, mas não simultaneamente, devido à órbita elíptica de Marte.