Ibovespa fecha em leve alta enquanto investidores aguardam resultados das eleições nos EUA
Ibovespa sobe 0,11% em dia de eleições nos EUA.
Notícia publicada em 06/11/2024 10:30 - #economia
O dia das eleições nos Estados Unidos trouxe um clima de expectativa para os investidores brasileiros. O Ibovespa fechou com uma leve alta de 0,11%, alcançando 130.660,75 pontos, o que representa um ganho de 145,96 pontos. O dólar comercial também teve uma queda de 0,63%, sendo cotado a R$ 5,74. Os juros futuros, que começaram o dia em alta, terminaram com quedas em toda a curva.
As atenções estavam voltadas para a disputa presidencial nos EUA, onde Donald Trump e Kamala Harris competem em uma eleição acirrada. A possibilidade de um controle dividido no Congresso também é um fator importante, pois pode influenciar as políticas econômicas futuras. Analistas apontam que Trump tem uma leve vantagem nas pesquisas, mas a situação é incerta.
No Brasil, os investidores também estão atentos a questões internas, como a reforma tributária e o arcabouço fiscal. O secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy, destacou a urgência em regulamentar a reforma ainda este ano. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu que não haja obstáculos para a votação.
No mercado de ações, o Itaú Unibanco (ITUB4) foi o destaque positivo, subindo 3,00% após a divulgação de resultados trimestrais que agradaram os analistas. Em contrapartida, as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4) apresentaram quedas, de 0,88% e 0,31%, respectivamente. A volatilidade do mercado deve continuar, especialmente com a reunião do Banco Central prevista para discutir a taxa de juros, que deve ter um aumento de 0,5 ponto percentual.
Os próximos dias serão cruciais para entender como os resultados das eleições nos EUA e as decisões econômicas no Brasil impactarão os mercados.