Gerdau prevê aumento na demanda por aço com Trump

Expectativa de crescimento na demanda por aço.

Notícia publicada em 06/11/2024 12:11 - #economia


O presidente da Gerdau, Gustavo Werneck, expressou otimismo em relação ao novo mandato de Donald Trump nos Estados Unidos, acreditando que isso pode aumentar a demanda por aço no país. Durante uma coletiva de imprensa sobre os resultados do terceiro trimestre, Werneck destacou que a Gerdau está em uma posição favorável, já que não exporta aço do Brasil para os EUA, mas possui produção local. Isso a diferencia de outras empresas brasileiras que podem ser mais afetadas por mudanças nas políticas comerciais.

Werneck afirmou que a empresa estava bem preparada para qualquer resultado nas eleições americanas e que a vitória de Trump não deve alterar a distribuição de investimentos da Gerdau. No entanto, ele também comentou sobre a necessidade de o governo brasileiro aumentar as tarifas de importação de aço, que atualmente estão em 25%. Ele sugeriu que esse valor deveria subir para 35% para equilibrar o mercado, especialmente devido ao aumento das importações de aço, que têm sido influenciadas pela produção elevada da indústria chinesa.

O presidente da Gerdau enfatizou que a China tem sido uma "perturbadora" no mercado global de aço, e que o Brasil precisa implementar medidas de defesa comercial mais robustas para proteger sua indústria. A expectativa é que, com um cenário mais favorável nos EUA, a Gerdau possa se beneficiar e expandir suas operações, contribuindo para o crescimento do setor de aço no Brasil e no exterior.


Wiki: Gerdau (empresa)
A Gerdau é uma das maiores empresas do setor de aço na América Latina e uma das principais fornecedoras de produtos de aço do mundo. Fundada em 1901, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, a empresa começou suas atividades como uma pequena indústria de laminação de aço e, ao l... Ver wiki completa