China reafirma compromisso com os EUA após vitória de Trump
China busca cooperação com os EUA.
Notícia publicada em 06/11/2024 10:21 - #politica
A China declarou que continuará a trabalhar com os Estados Unidos com base no respeito mútuo e na coexistência pacífica. A afirmação foi feita por uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, após Donald Trump ter reivindicado a vitória nas eleições presidenciais dos EUA.
Os estrategistas chineses estão preocupados com a possibilidade de uma retórica mais agressiva e tarifas elevadas por parte de Trump, que já sugeriu taxar importações chinesas em mais de 60% e acabar com o status de nação comercial mais favorecida da China.
Mao Ning enfatizou que a política da China em relação aos EUA permanece a mesma, destacando a importância de cooperação vantajosa para ambos os países. A China exporta mais de 400 bilhões de dólares em mercadorias para os EUA anualmente, além de fornecer componentes para produtos comprados por norte-americanos de outros países.
Analistas apontam que a possibilidade de uma nova guerra comercial pode impactar negativamente a economia chinesa, que depende fortemente das exportações para sustentar seu crescimento. A economia da China, avaliada em 19 trilhões de dólares, enfrenta desafios, especialmente com consumidores reduzindo seus gastos.
A declaração da China reflete uma tentativa de manter um diálogo construtivo, mesmo diante de incertezas políticas e econômicas que podem surgir com a nova administração de Trump.