Itália critica presença de tropas norte-coreanas na Rússia

Tropas norte-coreanas na Rússia geram preocupação.

Notícia publicada em 24/10/2024 03:09 - #politica


O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, expressou preocupação nesta quarta-feira (23) sobre a possível presença de tropas da Coreia do Norte na Rússia. Durante uma declaração feita no G7 do Desenvolvimento em Pescara, Tajani afirmou que, se a informação for confirmada, isso seria um evento "gravíssimo". Ele destacou que a presença de militares norte-coreanos poderia indicar uma intenção de aumentar as tensões internacionais, especialmente em relação ao conflito na Ucrânia.

Tajani também pediu uma ação mais firme da China para evitar que outros países se envolvam na invasão da Ucrânia, que é liderada pela Rússia. "Esperamos que a China tome uma posição proativa para impedir qualquer iniciativa que possa agravar a situação", disse ele.

As declarações de Tajani coincidem com informações divulgadas pelos Estados Unidos e pela OTAN, que confirmaram a presença de tropas da Coreia do Norte na Rússia, embora não tenham esclarecido o motivo dessa movimentação. Por outro lado, a Rússia negou a presença de militares norte-coreanos em seu território, chamando as alegações de "fake news" criadas pela Ucrânia.

A situação continua a ser monitorada de perto, e a confirmação da presença de tropas norte-coreanas na Rússia pode ter implicações significativas para a segurança global e para as relações internacionais.


Wiki: Coreia do Norte (país)
A Coreia do Norte, oficialmente conhecida como República Popular Democrática da Coreia (RPDC), é um país localizado na parte norte da Península Coreana, fazendo fronteira ao sul com a Coreia do Sul, ao norte com a China e a Rússia, e a leste com o Mar do Japão. A capital e maior cidade é Pyongyan... Ver wiki completa