Quem pode receber o PIS-Pasep em 2025?

Entenda quem tem direito ao abono salarial.

Notícia publicada em 23/01/2025 17:37 - #economia


O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são iniciativas do governo brasileiro que visam oferecer benefícios aos trabalhadores. Um dos principais benefícios é o abono salarial, que pode chegar a um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518.

Para ter direito ao abono, os trabalhadores precisam estar cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023. Além disso, é necessário que a média salarial mensal não ultrapasse dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.640. Os dados devem ser informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial através do portal Gov.br, do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou pelos canais de atendimento do Ministério do Trabalho, como o Disque 158. Para acessar as informações, é necessário realizar o login no portal e seguir as instruções para consulta.

O pagamento do abono salarial para trabalhadores de empresas privadas é feito por meio de conta na Caixa Econômica Federal. Aqueles que não possuem conta podem sacar o valor pelo aplicativo Caixa Tem ou em lotéricas. Já os funcionários de empresas públicas recebem o abono em conta do Banco do Brasil ou via Pix cadastrado. Para quem não é correntista, o pagamento pode ser feito presencialmente nas agências do banco.


Wiki: PIS (programa)
O Programa de Integração Social (PIS) é um programa do governo brasileiro criado com o objetivo de promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento da empresa. Instituído pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, o PIS é destinado a trabalhadores da iniciativa privada... Ver wiki completa