Ucrânia ataca refinaria de petróleo na Rússia
Ucrânia realiza ataque a refinaria russa.
Notícia publicada em 12/01/2025 09:58 - #politica
A Ucrânia anunciou que realizou um ataque com drones em uma das maiores refinarias de petróleo da Rússia, localizada em Nizhnekamsk, na República de Tatarstan. O ataque, que ocorreu a mais de 1.100 quilômetros da fronteira ucraniana, resultou em um incêndio significativo na instalação, que é considerada uma das mais modernas do país.
De acordo com o tenente Andrii Kovalenko, chefe do Centro de Contra-Desinformação da Ucrânia, este foi o segundo ataque à refinaria Taneco em menos de um ano. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram chamas e fumaça elevando-se no céu noturno, enquanto trabalhadores evacuam a área coberta de neve.
Apesar das evidências visuais, a administração da República de Tatarstan negou que um incêndio tenha ocorrido, afirmando que as imagens eram de um exercício de evacuação simulado e que as chamas eram resultado do funcionamento normal das tochas da refinaria.
A Taneco tem uma capacidade de refino superior a 16 milhões de toneladas de petróleo por ano e é crucial para o abastecimento de combustível das forças armadas russas. Kovalenko destacou que a destruição de refinarias e depósitos de petróleo impacta diretamente a capacidade da Rússia de conduzir uma guerra intensa.
Este ataque segue um padrão de ações ucranianas que visam desestabilizar a infraestrutura de petróleo da Rússia, com um ataque anterior à mesma refinaria ocorrido na primavera de 2024, que danificou uma unidade de processamento principal. O ataque mais recente é considerado um dos mais profundos dentro do território russo desde o início do conflito.