Homem morre afogado ao tentar salvar filho em Ubatuba
Tragédia em Ubatuba: pai morre afogado.
Notícia publicada em 05/11/2024 03:09 - #sociedade_comportamento
Wilhamar Ribeiro Alves, de 35 anos, morador de Ribeirão Preto, faleceu afogado no último sábado (2) na Praia Grande, em Ubatuba, enquanto tentava salvar seu filho de uma correnteza. O sepultamento ocorreu nesta segunda-feira (4) no Cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto.
De acordo com a esposa de Wilhamar, ele entrou no mar após ver o filho sendo puxado pela correnteza. Infelizmente, ambos foram arrastados pelas águas. A capitã do Corpo de Bombeiros, Karolina Burunsizian, informou que a área onde estavam era sinalizada como de risco, e a utilização de uma pranchinha por Wilhamar e seu filho complicou ainda mais a situação.
"Um terço dos afogamentos acontece por conta de objetos flutuantes, como pranchinhas. A presença desse objeto, aliada ao risco da correnteza, contribuiu para essa tragédia", explicou a capitã em entrevista.
O afogamento foi notado por um guarda-vidas temporário, que se aproximou do local, mas já encontrou Wilhamar inconsciente. O menino foi resgatado com a ajuda de surfistas e outros guarda-vidas, mas Wilhamar já estava em estado crítico, com parada cardiorrespiratória. Ele recebeu manobras de reanimação até a chegada da Unidade de Suporte Avançado, mas não resistiu e faleceu no pronto-socorro municipal.
Essa tragédia ressalta a importância de respeitar as sinalizações de segurança nas praias e os riscos associados ao uso de pranchinhas em áreas de correnteza.