Fátima Tubarão começa a cumprir pena de 17 anos

Fátima Tubarão é condenada a 17 anos de prisão.

Notícia publicada em 05/11/2024 05:10 - #justica


Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima Tubarão, foi condenada a 17 anos de prisão por sua participação nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fátima Tubarão, que é apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi considerada culpada por cinco crimes, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Além disso, ela foi acusada de associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Antes de iniciar o cumprimento da pena, Fátima passará por exames médicos e começará a cumprir a pena em regime fechado. O processo judicial contra ela está sendo encerrado, e o tempo que já passou presa provisoriamente será descontado da sua condenação.

Durante a invasão ao Palácio do Planalto, Fátima foi gravada fazendo declarações agressivas, como "Vamos para a guerra, é guerra agora" e mencionando que estava "quebrando tudo" no Supremo Tribunal Federal. Essas declarações foram usadas como evidência em seu julgamento.

A condenação de Fátima Tubarão é um reflexo das ações do STF em relação aos atos de vandalismo e desrespeito à democracia que ocorreram em janeiro, e marca um passo importante na responsabilização dos envolvidos.


Wiki: Fátima Tubarão (pessoa)
Fátima Tubarão é uma figura pública brasileira, conhecida por sua atuação em diversas áreas, incluindo a política, a cultura e o ativismo social. Nascida em uma cidade do interior do Brasil, Fátima se destacou desde jovem por seu engajamento em causas sociais e sua habilidade de comunicação. ... Ver wiki completa