Morre o cineasta Vladimir Carvalho aos 89 anos

Cineasta brasileiro faleceu em Brasília.

Notícia publicada em 24/10/2024 11:57 - #cultura


Vladimir Carvalho, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, faleceu nesta quinta-feira, 24 de outubro, em Brasília, aos 89 anos. O cineasta estava internado há três semanas devido a problemas nos rins e não resistiu a um infarto. A informação foi confirmada pelo portal Metrópoles.

Em janeiro deste ano, Carvalho celebrou seu aniversário no Cine Brasília, onde exibiu seu primeiro longa-metragem, "O País de São Saruê". Este filme, que aborda temas como a seca e a reforma agrária no Nordeste, foi relançado em uma nova versão em 4K, o que deixou o cineasta bastante feliz na ocasião.

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, em 1935, Vladimir Carvalho escolheu Brasília como sua cidade de residência e local de trabalho. Ele fez parte do movimento do cinema novo e é conhecido por obras clássicas como "O Evangelho Segundo Teotônio", "Conterrâneos Velhos de Guerra" e "Barra 68". Seu documentário mais recente, "Rock Brasília – Era de Ouro", lançado em 2011, revisita o auge do rock na capital do Brasil.

A contribuição de Carvalho para o cinema nacional é inegável, e sua morte representa uma grande perda para a cultura brasileira. O cineasta deixa um legado importante, que continuará a inspirar futuras gerações de cineastas e amantes da sétima arte.


Wiki: Vladimir Carvalho (cineasta)
Vladimir Carvalho é um renomado cineasta brasileiro, conhecido por sua contribuição significativa ao cinema nacional, especialmente no que diz respeito ao documentário. Nascido em 1936, na cidade de São Paulo, Carvalho se destacou por sua abordagem única e sensível em relação à cultura e à socied... Ver wiki completa