Desembargadores de Mato Grosso do Sul são afastados por corrupção

Investigação revela venda de sentenças no TJ-MS.

Notícia publicada em 24/10/2024 08:29 - #politica


Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foram afastados nesta quinta-feira (24) devido a uma investigação sobre corrupção e venda de sentenças. O presidente do TJ-MS, Sérgio Fernandes Martins, está entre os afastados. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também autorizou a Polícia Federal a realizar 44 mandados de busca e apreensão relacionados ao caso.

Os desembargadores afastados são: Sérgio Fernandes Martins, Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel e Marco José de Brito Rodrigues. Além deles, um conselheiro do Tribunal de Contas e outros servidores públicos também foram afastados. A investigação abrange ainda um juiz de primeira instância e dois desembargadores aposentados.

Os magistrados afastados terão que usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de entrar em órgãos públicos ou se comunicarem com outros investigados. As investigações apontam que o grupo pode estar envolvido em crimes como lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação e organização criminosa.

A operação, chamada de "Ultima Ratio", é resultado de três anos de trabalho da Polícia Federal. O nome da operação se refere ao princípio de que a Justiça deve ser o último recurso do Estado para combater a criminalidade. Até o momento, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul não se manifestou sobre o caso.


Wiki: Mato Grosso do Sul (estado)
Mato Grosso do Sul é um estado brasileiro localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Com uma área de aproximadamente 357.125 km², é o quarto maior estado do país em extensão territorial. O estado faz fronteira ao norte com o Mato Grosso, a leste com Goiás e Minas Gerais, ao sul com o Paraná e a... Ver wiki completa