Brasil divulga pré-lista de convocados para eliminatórias da AmeriCup 2025

Seleção masculina de basquete se prepara para jogos.

Brasil divulga pré-lista de convocados para eliminatórias da AmeriCup 2025

Notícia publicada em 23/10/2024 20:32 - #esportes


A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou, na última quarta-feira (23), a pré-lista de convocados da seleção masculina para as eliminatórias da AmeriCup 2025. Os jogos estão marcados para os dias 21 e 24 de novembro, em Belém, no estado do Pará. O Brasil enfrentará as seleções do Uruguai e do Panamá, com os jogos começando sempre às 20h, no Ginásio Mangueirinho.

Dentre os 19 jogadores convocados, apenas 13 serão escolhidos para participar dos confrontos. O técnico croata Aleksander Petrovic optou por uma mescla de atletas experientes e jovens promessas, visando não apenas os resultados imediatos, mas também a renovação da equipe para futuras competições, como os Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Na lista, alguns nomes que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 não foram convocados. O armador Yago, que atualmente joga no campeonato sérvio, e o ala Meindl, que está no basquete japonês, ficaram de fora. Uma das novidades na pré-lista é o ala-pivô Samis Calderón, que atua na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos.

Petrovic comentou sobre a importância de ter uma equipe diversificada: "Esta lista é formada com atletas experientes que estiveram nos Jogos Olímpicos, por atletas que treinaram antes do Pré-Olímpico e Jogos. E também jovens, para mostrar o processo de renovação que deve começar para encontrarmos novas caras para Los Angeles e depois. Não posso contar com todos da Europa, como Yago, e Leo Meindl, que está no Japão, e irá descansar nesta janela, mas é importante ter essa mescla que pode conseguir os resultados e iniciar um processo de inserção de novos valores para o futuro".

Atualmente, o Brasil lidera o Grupo B das eliminatórias e pode garantir a classificação para a fase principal da AmeriCup se vencer as duas partidas em casa. Os dois últimos confrontos eliminatórios estão agendados para fevereiro de 2025, novamente contra Uruguai e Panamá. A fase eliminatória da AmeriCup conta com 16 países das Américas, divididos em quatro grupos, e apenas os três primeiros colocados avançarão para a fase principal do torneio, que ocorrerá em agosto de 2025.

A lista de convocados é a seguinte:

ARMADORES
- Alexey Borges (Flamengo)
- Elinho Corazza (Corinthians)
- Raul Neto (Pinheiros)

ALAS-ARMADORES
- Georginho (Sesi Franca)
- Didi Louzada (Sesi Franca)
- Zu Jr (Sesi Franca)
- Vitor Benite (Real Bétis/Espanha)

ALAS
- Lucas Atauri (Paulistano)
- Gui Deodato (Flamengo)

ALAS-PIVÔS
- Gabriel Jaú (Kolossos/Grécia)
- Lucas Dias (Sesi Franca)
- Nathan Mariano (Sesi Franca)
- Márcio Santos (Ratiopharm ULM/Alemanha)
- Mathias Alessanco (Real Bétis/Espanha)
- Samis Calderón (Auburn/EUA)

PIVÔS
- Mãozinha (Memphis Hustle/EUA)
- Ruan Miranda (Flamengo)
- Bruno Caboclo (Hapoel/Israel)
- Tim Soares (Koshigaya/Japão)

Com essa convocação, a seleção brasileira de basquete masculino se prepara para um importante desafio nas eliminatórias da AmeriCup, buscando garantir sua vaga na fase principal do torneio e, ao mesmo tempo, iniciar um processo de renovação que pode trazer novos talentos para o futuro do basquete nacional.


Wiki: AmeriCup (evento)
A AmeriCup é um torneio internacional de basquete que reúne seleções nacionais da América do Norte, América Central e América do Sul. Organizado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), o evento é uma das principais competições do continente e serve como uma plataforma para as equipes ... Ver wiki completa