Empresários veem inflação em alta para 2024, diz Banco Central

Projeções de inflação e mão de obra aumentam.

Notícia publicada em 22/10/2024 07:37 - #economia


O Banco Central do Brasil divulgou recentemente a segunda edição da pesquisa Firmus, que analisa a percepção de empresas fora do setor financeiro sobre a economia. Os resultados mostram que os empresários estão mais pessimistas em relação à inflação para 2024 e ao aumento dos custos com mão de obra.

A pesquisa, que foi realizada com 95 empresas em agosto, revelou que a expectativa de inflação para o próximo ano subiu para 4,20%, um aumento em relação aos 4,00% projetados anteriormente em maio. Para 2025, a previsão de inflação permanece em 4,00%, enquanto para 2026, a expectativa é de 3,60%.

Além disso, a pesquisa indicou que 66,3% das empresas esperam que os custos de mão de obra aumentem em mais de 4% nos próximos doze meses, um aumento em comparação aos 59,7% registrados na pesquisa anterior. Por outro lado, a porcentagem de empresas que preveem aumentos de salários alinhados à meta de inflação de 3% caiu de 34,8% para 29,5%.

Apesar do cenário desafiador, o relatório também apontou uma melhora na percepção das empresas sobre a situação econômica atual. Muitas delas acreditam que o crescimento em seus setores será semelhante ou até superior ao crescimento do PIB do país, que deve ser de 2,20% este ano, um pouco acima da previsão anterior de 2,00%.

No entanto, o aumento na expectativa de inflação e nos custos de mão de obra pode levar as empresas a ajustar os preços de seus produtos, o que pode impactar ainda mais a economia brasileira nos próximos anos.


Wiki: Banco Central (organização)
O Banco Central do Brasil (BCB) é a instituição responsável pela política monetária do país, atuando como o banco dos bancos e regulador do sistema financeiro nacional. Criado em 31 de dezembro de 1964, o Banco Central tem como principais objetivos garantir a estabilidade do poder de compra da mo... Ver wiki completa