Dólar cai e Ibovespa sobe após posse de Trump
Dólar e Ibovespa reagem à posse de Trump.
Notícia publicada em 21/01/2025 01:37 - #economia
O dólar fechou em queda nesta segunda-feira (20), cotado a R$ 6,0420, uma redução de 0,38% em relação ao dia anterior. Essa movimentação ocorre em meio à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, que atraiu a atenção dos investidores. O Ibovespa, por sua vez, teve um leve aumento de 0,41%, fechando a 122.855,15 pontos.
Os mercados brasileiros não contaram com a referência das bolsas norte-americanas, que estavam fechadas devido a um feriado. A queda do dólar e a alta do Ibovespa foram influenciadas por leilões de linha realizados pelo Banco Central (BC), que visam controlar a valorização da moeda.
Analistas destacam que o otimismo no mercado pode estar relacionado à expectativa de um discurso de Trump e à assinatura de mais de 100 decretos em seu primeiro dia de mandato. Esses decretos podem abordar temas como imigração e tarifas de importação, o que gera incertezas sobre o impacto na economia global.
Além disso, o cenário econômico interno também é monitorado, com o BC realizando intervenções cambiais para estabilizar o mercado. O boletim Focus, que analisa as expectativas do mercado, indicou uma elevação nas projeções para a inflação e a taxa Selic, que pode chegar a 12,25% ao final do próximo ano.
Os investidores estão cautelosos, aguardando as medidas que Trump poderá anunciar e seus possíveis efeitos sobre a economia. A repercussão mais ampla das ações do novo governo americano deve ser percebida na terça-feira, quando os mercados dos EUA reabrirem.