Festival de Breaking no Rio de Janeiro reúne atletas de todo o mundo

Festival de dança e esporte acontece no Rio.

Festival de Breaking no Rio de Janeiro reúne atletas de todo o mundo

Notícia publicada em 16/01/2025 09:03 - #esportes


O Breaking do Verão é um festival que celebra a dança e a modalidade esportiva do breaking, que se tornará uma competição olímpica a partir das Olimpíadas de Paris em 2024. O evento acontece na Fundição Progresso, localizada no centro do Rio de Janeiro, e começa nesta quinta-feira, dia 16, e vai até sábado, dia 18. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço.

Neste festival, 32 atletas, conhecidos como b-boys e b-girls, vão se apresentar. São 16 competidores de cada gênero. Entre os b-boys, destaca-se o francês Dany Dann, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O brasileiro Leony, que é paraense e campeão da primeira edição do Breaking do Verão, também é um dos destaques do evento.

No grupo das b-girls, a russa Kastet, que já foi bicampeã do Breaking do Verão, e a holandesa India, que ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Paris, são algumas das competidoras que chamam a atenção. A atual campeã brasileira, a paraense Mini Japa, e a paulista Toquinha, vice-campeã brasileira, também estarão presentes.

O festival foi idealizado por Fernando Bó, que acredita que a inclusão do breaking nas Olimpíadas foi um passo importante, mas que a cultura do breaking vai além disso. Ele afirma que o evento é uma forma de dar continuidade a essa cultura, que é muito rica e significativa. “É muito bacana a Olimpíada ter dado visibilidade para o breaking, mas é também muito bacana, que acabada a Olimpíada, a gente está dando continuidade”, disse Fernando em uma entrevista à Agência Brasil.

Fernando também comentou sobre o crescimento do breaking no Brasil, que começou entre jovens de comunidades e agora se espalhou por todo o país. Nesta edição do festival, foram realizadas eliminatórias em várias cidades, como Fortaleza, Porto Alegre, Manaus e Brasília. Os vencedores dessas etapas agora competem na final que acontece no Rio de Janeiro.

Ele ressaltou a importância de democratizar o acesso ao festival, especialmente em um momento em que viajar pode ser caro. “Na minha opinião, o que mais importa é conseguir democratizar o Breaking do Verão”, afirmou Fernando.

O b-boy Pelezinho, que também é um dos idealizadores do festival, compartilhou sua experiência ao longo de quase 30 anos no breaking. Ele ficou emocionado ao ver o crescimento do evento, que agora chega à sua quarta edição e pela primeira vez conta com competidores internacionais. “É a primeira vez que a gente tem o campeonato internacional no Brasil, com a vinda de competidores internacionais”, comemorou Pelezinho.

Ele também destacou como o breaking mudou sua vida, permitindo que ele viajasse pelo mundo e se tornasse conhecido tanto nacional quanto internacionalmente. “O breaking fez eu viajar pelo mundo, ser conhecido internacionalmente e aqui no Brasil”, revelou.

Pelezinho acredita que a nova geração de dançarinos tem mais oportunidades do que ele teve no início de sua carreira. “A nova geração, hoje em dia, está tendo tudo, desde formação, grandes eventos, patrocínio, pessoas que estão a fim de dar um suporte”, disse ele, ressaltando que o cenário do breaking no Brasil está melhorando a cada ano.

No primeiro dia do festival, haverá uma ação social chamada Petrobras Breaking Day, que visa aproximar os atletas do público. Durante essa atividade, crianças e adolescentes de projetos sociais patrocinados pela Petrobras terão a chance de participar de um workshop de breaking, onde poderão aprender alguns movimentos e interagir com os atletas. O evento é realizado em parceria com a Petrobras e conta com o apoio do governo do estado do Rio de Janeiro.

O festival também conta com o patrocínio de marcas como Cheetos® e Sprite, além do apoio do Grupo Globo, que fará a transmissão ao vivo do evento pelo canal Sportv.

A programação do festival é a seguinte:

  • 16/01 (quinta-feira)
    14h – Petrobras Breaking Day

  • 17/01 (sexta-feira)
    14h - Cheetos® apresenta BDV Cypher Rio

  • 18/01 (sábado)
    10h – Sprite apresenta Breaking & Passinho
    16h – Breaking do Verão – Finais

O Breaking do Verão é uma oportunidade única para os amantes da dança e do esporte, reunindo talentos de várias partes do mundo e promovendo a cultura do breaking no Brasil.


Wiki: Breaking (modalidade)
A modalidade de Breaking, também conhecida como breakdance, é uma forma de dança urbana que se originou nas comunidades afro-americanas e latino-americanas de Nova York, na década de 1970. Caracterizada por movimentos acrobáticos, giros e passos de dança, o Breaking se tornou um fenômeno cultural... Ver wiki completa