Criminosos Incendiam Veículos em Rondônia Mesmo com Reforço de Segurança

Ataques a ônibus em Rondônia geram caos no transporte.

Notícia publicada em 15/01/2025 21:06 - #sociedade_comportamento


Na noite de terça-feira, 14 de janeiro de 2025, criminosos realizaram uma série de ataques em Rondônia, incendiando pelo menos 20 veículos, incluindo 13 ônibus escolares. Esses incidentes ocorreram mesmo após o envio de reforços da Força Nacional de Segurança Pública, que foi mobilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para ajudar a conter a violência na região.

A Prefeitura de Porto Velho informou que os ônibus escolares queimados estavam estacionados em duas escolas nos distritos de Jaci-Paraná e União Bandeirantes. Apesar da destruição, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) garantiu que o início do ano letivo não será afetado e que estão sendo feitos esforços para assegurar a normalidade das aulas.

Além dos ônibus escolares, outros seis veículos de uma empresa particular também foram incendiados no bairro Aeroclube, em Porto Velho. Durante a mesma noite, um carro de um morador foi queimado e houve uma tentativa de incêndio em uma viatura da Polícia Militar.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou a atuação da Força Nacional por um período inicial de 90 dias, com o objetivo de preservar a ordem pública e proteger a população e o patrimônio. A capital, Porto Velho, amanheceu sem transporte coletivo, deixando milhares de passageiros sem opções de deslocamento devido aos ataques.


Wiki: Força Nacional (organização)
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é uma organização brasileira criada com o objetivo de atuar em situações de emergência e apoio a estados e municípios na manutenção da ordem pública. A FNSP é composta por profissionais de segurança pública, incluindo policiais civis, militares, bombei... Ver wiki completa