Marcos Pontes pode ser vice-presidente do Senado
Marcos Pontes é cotado para vice do Senado.
Notícia publicada em 07/11/2024 03:57 - #politica
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que o senador Marcos Pontes (PL-SP) é o candidato quase certo para a vice-presidência do Senado. Essa informação foi divulgada durante uma entrevista na manhã desta quarta-feira (6). A ideia é que Pontes faça parte da chapa do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que é o favorito para assumir a presidência do Senado.
Bolsonaro comentou que está em conversas com o líder da oposição, Rogério Marinho, e com Alcolumbre para formalizar essa candidatura. Ele destacou que a vice-presidência é uma posição importante, pois permite influenciar as pautas de votação, especialmente na ausência do presidente do Senado. Atualmente, o PL não possui a presidência de nenhuma comissão, o que limita sua capacidade de convocar ministros para discussões.
Na semana passada, Marcos Pontes havia anunciado sua candidatura à presidência do Senado, mesmo sem o apoio do seu partido. Ele afirmou que sua decisão era pessoal e que estava comprometido em contribuir para o desenvolvimento do país. No entanto, o PL decidiu apoiar Alcolumbre logo após essa declaração, em uma reunião que contou com a presença de Bolsonaro e outros senadores.
Além do PL, outros cinco partidos já manifestaram apoio a Alcolumbre, incluindo PT, PP, PDT e PSB, além do próprio União Brasil. Para ser eleito, o candidato precisa obter a maioria absoluta, ou seja, 41 votos dos 81 senadores. Atualmente, os partidos que apoiam Alcolumbre somam 44 senadores, o que aumenta suas chances de vitória na eleição que se aproxima.