Metrô do DF pode se expandir para todas as regiões
Projeto propõe expansão do metrô no DF.
Notícia publicada em 06/11/2024 19:20 - #sociedade_comportamento
Um novo projeto apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sugere que o metrô de Brasília possa atender todas as 35 regiões administrativas da cidade. O designer gráfico Victor Queiroz foi o responsável pela proposta, que foi discutida em uma reunião da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU).
Atualmente, o metrô do DF possui apenas duas linhas, a verde e a laranja, que cobrem seis regiões. O projeto de Queiroz inclui 13 novas linhas, além das já existentes, com nomes inspirados em cores e pedras preciosas. Essas novas linhas teriam rotas que conectariam não apenas Brasília, mas também áreas do Entorno, e incluiriam sistemas de VLT (veículo leve sobre trilhos) e BRT (Bus Rapid Transit).
A professora Zuleide Feitosa, especialista em transporte da Universidade de Brasília (UnB), elogiou a proposta, mas destacou que sua viabilidade depende de diversos fatores, como a integração com outros modais de transporte, a disponibilidade de recursos financeiros e a gestão do sistema. Ela também mencionou a necessidade de parcerias entre o DF e estados vizinhos, como Goiás e Minas Gerais, para que o projeto se torne realidade.
A Secretaria de Mobilidade do DF (Semob) e a Companhia Metropolitana do DF (Metrô-DF) afirmaram que já estão trabalhando na expansão da rede viária e do metrô da capital. O Metrô-DF atualmente opera com 29 estações, das quais 27 estão em funcionamento, e transporta cerca de 160 mil passageiros diariamente. A proposta de expansão pode trazer melhorias significativas na mobilidade urbana e no acesso à cidade, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural do DF.