Ciclone se aproxima do Rio Grande do Sul

Ciclone traz ventos fortes e chuvas ao Sul.

Notícia publicada em 25/10/2024 05:57 - #meio_ambiente


Um ciclone está se aproximando do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24), trazendo a possibilidade de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Meteorologistas alertam que, mesmo em áreas sem chuva, os ventos podem ser intensos, com uma média esperada entre 70 a 90 km/h. O fenômeno se organiza entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, e os ventos mais fortes devem ser sentidos no final do dia, especialmente nas regiões sul e leste do estado, além de Santa Catarina.

Além dos ventos, o ciclone também provoca agitação no mar, elevando as ondas na costa do Rio Grande do Sul. Embora o fenômeno não deva afetar diretamente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a agitação do mar pode aumentar o risco de ressaca no litoral do Sudeste.

As autoridades locais estão em alerta para a possibilidade de temporais, e o governador Eduardo Leite pediu à população que tome precauções, já que há risco de tempestades com granizo e quedas de árvores. O alerta de tempestades severas e alagamentos se estende até sexta-feira (25), quando o ciclone deve se afastar do Brasil.

A Defesa Civil identificou as áreas mais vulneráveis, incluindo municípios do Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Centro, Vales e a Região Metropolitana de Porto Alegre. A população é orientada a se manter informada e segura durante esse período crítico.


Wiki: Rio Grande do Sul (estado)
O Rio Grande do Sul é um estado localizado na região Sul do Brasil, sendo o mais meridional do país. Limita-se ao norte com o estado de Santa Catarina, a leste com o Oceano Atlântico, a oeste com a Argentina e ao sul com o Uruguai. A capital do estado é Porto Alegre, que também é a cidade mais po... Ver wiki completa