Capacidade de carga da picape BYD Shark é limitada por lei

Entenda a limitação da picape BYD Shark.

Notícia publicada em 22/10/2024 22:02 - #economia


A BYD Shark, uma picape híbrida recém-lançada no Brasil, tem gerado descontentamento entre os consumidores devido à sua capacidade de carga de apenas 790 kg. Este número é comparável ao da Fiat Strada, que possui 720 kg de capacidade. A razão para essa limitação está relacionada à legislação brasileira, especificamente ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com a Lei Nº 9.503, o peso bruto total (PBT) de veículos da categoria B não pode ultrapassar 3.500 kg. A BYD Shark pesa 2.710 kg em ordem de marcha, o que significa que, para não exceder o limite, a montadora definiu a capacidade de carga em 790 kg. Isso permite que motoristas com CNH categoria B possam dirigir o veículo, ampliando seu público-alvo.

Em comparação, picapes como a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger têm motores a diesel e capacidade de carga em torno de 1 tonelada. A diferença se deve a uma portaria que proíbe o uso de diesel em veículos com capacidade inferior a 1.000 kg, o que não se aplica à BYD Shark.

Entretanto, há uma possibilidade de mudança. Um projeto de lei, PL 2400/22, que visa aumentar o PBT permitido para caminhonetes de 3.500 kg para 3.700 kg, está em tramitação. O projeto, de autoria do deputado Marco Brasil, já foi aprovado em uma comissão, mas ainda aguarda análise em outra. Se aprovado, isso pode permitir que a BYD Shark tenha uma capacidade de carga maior no futuro.


Wiki: BYD (empresa)
A BYD Company Limited é uma fabricante chinesa de automóveis e baterias, fundada em 1995. A empresa começou suas atividades como produtora de baterias recarregáveis e, ao longo dos anos, expandiu suas operações para o setor automotivo, tornando-se uma das principais montadoras de veículos elétric... Ver wiki completa