Mudanças no CNPJ: Novo formato alfanumérico a partir de 2026

CNPJ terá novo formato a partir de 2026.

Notícia publicada em 20/10/2024 16:26 - #economia


A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a ter um novo formato, que incluirá letras e números. Essa mudança foi anunciada pela Receita Federal e será aplicada apenas aos novos cadastros, não afetando os CNPJs já existentes.

O novo CNPJ terá 14 caracteres. As oito primeiras posições identificarão a raiz do número, que será composta por letras e números. As quatro posições seguintes indicarão a ordem do estabelecimento, também em formato alfanumérico. Por fim, as duas últimas posições continuarão a ser numéricas e corresponderão aos dígitos verificadores.

Para calcular os dígitos verificadores, a Receita Federal utilizará a tabela ASCII, que é um padrão de codificação de caracteres. Os valores alfanuméricos serão convertidos em números, subtraindo-se 48 do valor correspondente na tabela. Por exemplo, a letra A será representada pelo número 17, B pelo 18, e assim por diante.

Essa mudança visa garantir a continuidade das políticas públicas e a disponibilidade de novos números de identificação, sem causar grandes impactos técnicos na sociedade brasileira. A Receita Federal acredita que essa atualização será benéfica para o sistema de identificação das empresas no Brasil.


Wiki: Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) (documento)
O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é um registro mantido pela Receita Federal do Brasil que identifica as pessoas jurídicas e as entidades sem personalidade jurídica que exercem atividades econômicas no país. O CNPJ é um número único, composto por 14 dígitos, que serve para identificar... Ver wiki completa