Israel distribui panfletos em Gaza após morte de líder do Hamas

Israel envia mensagens a Hamas em Gaza.

Notícia publicada em 20/10/2024 00:49 - #politica


Aviões israelenses lançaram panfletos sobre o sul da Faixa de Gaza, exibindo uma imagem do líder do Hamas, Yahya Sinwar, que foi morto recentemente. Os panfletos trazem a mensagem de que "o Hamas não governará mais Gaza", ecoando as declarações do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Essa ação ocorre em meio a intensos ataques militares israelenses que resultaram na morte de pelo menos 32 pessoas na região.

Os panfletos, escritos em árabe, foram distribuídos em áreas como Khan Younis e contêm um aviso: "Quem baixar as armas e entregar os reféns terá permissão para sair e viver em paz". Essa mensagem foi inspirada em uma declaração de Netanyahu, feita após a morte de Sinwar, que foi abatido por soldados israelenses em Rafah, próximo à fronteira com o Egito.

Sinwar era considerado um dos principais responsáveis pelo ataque de 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de cerca de 1.200 israelenses e na captura de 253 reféns. Desde então, a guerra em Gaza tem causado uma devastação significativa, com mais de 42.500 palestinos mortos e muitos outros desaparecidos sob os escombros, segundo autoridades de saúde locais.

Os ataques israelenses continuam a atingir diversas áreas de Gaza, incluindo Al-Maghzai, onde um ataque a uma residência resultou na morte de 11 pessoas. Outros ataques em Nuseirat e nas cidades de Khan Younis e Rafah também causaram várias mortes, aumentando a tensão na região.


Wiki: Hamas (organização)
O Hamas é uma organização islâmica palestina que surgiu no final da década de 1980, durante a Primeira Intifada, um levante popular contra a ocupação israelense nos territórios palestinos. Fundada em 1987 por Sheikh Ahmed Yassin, a organização é uma ramificação da Irmandade Muçulmana e tem como o... Ver wiki completa