Feira de Turismo na Argentina Destaca Brasil como País Homenageado

Brasil é o país homenageado na FIT 2023.

Feira de Turismo na Argentina Destaca Brasil como País Homenageado

Notícia publicada em 28/09/2024 16:35 - #turismo


A 28ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que acontece em Buenos Aires, Argentina, está em andamento e tem o Brasil como país homenageado. O evento começou no último sábado, dia 28 de setembro, e se estenderá até a próxima terça-feira, 1º de outubro. Essa feira é uma das mais importantes do setor de turismo na América Latina e reúne profissionais, expositores e visitantes interessados em conhecer as novidades do turismo na região.

No estande brasileiro, que ocupa uma área de 380 metros quadrados, estão presentes 36 expositores que têm como objetivo apresentar as diversas experiências que o Brasil pode oferecer. Os visitantes poderão explorar novos destinos, além de conhecer a rica cultura, gastronomia e as belezas naturais do país. A Embratur, que é a agência responsável pela promoção do turismo brasileiro, está liderando essa iniciativa em parceria com o Sebrae. O foco é mostrar aos profissionais de turismo argentinos e ao público em geral as oportunidades que o Brasil oferece em termos de turismo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da feira como uma oportunidade para apresentar novos destinos ao que é considerado o maior mercado emissor de turistas para o Brasil. Ele afirmou: "É uma honra receber essa homenagem que valida a nossa estratégia focada em mostrar a diversidade de atrativos do país, mas também um ambiente interno cada vez mais estável e promissor."

Sabino também expressou sua expectativa de que o Brasil receba cerca de 7 milhões de turistas em 2024. Ele mencionou que o país já está registrando números positivos e que, neste ano, a expectativa é alcançar a marca histórica de 7 milhões de visitantes internacionais. De acordo com dados da Embratur, a Argentina é o país que mais envia turistas ao Brasil, com cerca de 1,1 milhão de argentinos já visitando o Brasil em 2023.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também comentou sobre a homenagem ao Brasil na feira, ressaltando que isso demonstra que as estratégias de promoção dos destinos brasileiros estão no caminho certo. Ele afirmou: "A presença constante de argentinos no Brasil e de brasileiros na Argentina renova, a cada ano, nossos laços de irmandade. Nenhum outro povo conhece tão bem nossos destinos turísticos. Mostraremos um Brasil além do óbvio."

Além das apresentações e exposições, a feira também é uma oportunidade para discutir a conectividade aérea entre os dois países. Atualmente, a Argentina conta com 12 companhias aéreas que oferecem voos diretos para o Brasil, com destinos que incluem Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

A previsão é que até 2024 haja um total de 2,5 milhões de vagas disponíveis para voos entre os dois países, o que representa um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Entre as novidades para o próximo verão estão novos voos diretos de Buenos Aires para Porto Seguro e Curitiba, além de voos de Córdoba para Florianópolis e Salvador, e de Rosário para Florianópolis e Rio de Janeiro. Essas novas rotas visam facilitar ainda mais a viagem dos argentinos ao Brasil, promovendo o intercâmbio turístico entre os dois países.

A FIT é uma plataforma importante para o fortalecimento das relações turísticas entre o Brasil e a Argentina, e a presença do Brasil como país homenageado é um reconhecimento do potencial turístico que o país possui. Com uma diversidade de atrativos e uma rica cultura, o Brasil busca cada vez mais se consolidar como um destino preferido para os turistas argentinos e de outras nacionalidades.