Inauguração de Estátuas em Lyon
Estátuas restauradas são inauguradas em Lyon.
Notícia publicada em 26/01/2025 15:20 - #cultura
No dia 24 de janeiro, a cidade de Lyon inaugurou duas estátuas restauradas no square Delestraint, localizado no 3º arrondissement. As estátuas em questão são a de Sadi Carnot, ex-presidente da República, e a Allégorie de la ville de Lyon, que representa a cidade. A primeira foi criada pelo escultor Henri Désiré Gauquié e homenageia Carnot, que foi assassinado em Lyon em 1894. A segunda, obra de Émile Peynot, simboliza a cidade e suas características, sendo originalmente parte do monumento da República na praça Carnot.
A estátua da Allégorie foi deslocada para dar espaço a um novo memorial da Shoah, que será inaugurado em 26 de janeiro, em homenagem ao 80º aniversário da liberação do campo de Auschwitz-Birkenau. Ambas as estátuas passaram por um processo de restauração que custou um total de 177.867 euros. A restauração da estátua de Sadi Carnot incluiu limpeza e reparos menores, enquanto a Allégorie necessitou de um trabalho mais extenso, incluindo limpeza e reestruturação, totalizando 163.000 euros para sua recuperação.
Essas estátuas são importantes símbolos da III República e representam a história e a cultura de Lyon. A restauração e a reinauguração das estátuas visam não apenas preservar a memória histórica, mas também embelezar o espaço público da cidade, proporcionando um local de reflexão e apreciação para os cidadãos e visitantes.