Flor-cadáver atrai multidões em Sydney

Milhares visitam flor rara que exala odor forte.

Notícia publicada em 26/01/2025 11:50 - #cultura


Uma planta rara, conhecida como flor-cadáver, floresceu em Sydney, Austrália, pela primeira vez em mais de dez anos, atraindo uma multidão de curiosos. A flor, chamada de Putrícia, que é uma combinação de "pútrida" e "Patrícia", exala um cheiro forte e desagradável, semelhante ao de carne podre, o que despertou a curiosidade de muitas pessoas.

O Jardim Botânico Real de Sydney ficou aberto até quase a meia-noite para receber os visitantes que formaram filas de até três horas para ver a flor. O nome científico da planta é Amorphophallus titanum, e ela é conhecida como bunga bangkai na Indonésia, onde é encontrada na natureza. A flor é impressionante, com pétalas carmesim e um pedúnculo que pode chegar a três metros de altura.

Normalmente, essa planta floresce apenas uma vez a cada poucos anos e sua duração é curta, durando apenas cerca de um dia. A última vez que a flor-cadáver apareceu em Sydney foi em 2010. Quando as pétalas começaram a abrir na tarde de quinta-feira, a expectativa era alta, e muitos se apressaram para ver o fenômeno.

Brett Summerell, cientista-chefe do Jardim Botânico, comentou sobre a atração que a flor exerce: "O fato de ela ser tão grande, de demorar tanto e seu cheiro realmente atraem as pessoas". Uma moradora de Sydney, Rebecca McGee-Collett, que esperou 90 minutos para ver a flor, descreveu o odor como "lixo quente". Além disso, uma transmissão ao vivo da planta alcançou cerca de um milhão de visualizações, mostrando o grande interesse que a flor-cadáver gerou entre os visitantes.


Wiki: Amorphophallus Titanum (planta)
O Amorphophallus titanum, popularmente conhecido como "flor-cadáver", é uma planta pertencente à família Araceae, nativa das florestas tropicais da Indonésia, especialmente da ilha de Sumatra. Esta planta é famosa por sua inflorescência de grandes dimensões e pelo odor forte e desagradável que em... Ver wiki completa