Obra na Serra das Araras avança com viaduto e desmontes
Obra na Serra das Araras avança com viaduto.
Notícia publicada em 25/01/2025 08:58 - #meio_ambiente
A CCR RioSP está avançando com a construção das novas pistas na Serra das Araras, localizada entre Piraí e Paracambi, no sul do estado do Rio de Janeiro. Essa obra, que faz parte do contrato de concessão da Via Dutra, começou em abril do ano passado e representa um investimento superior a R$ 1 bilhão. A iniciativa também promete gerar cerca de cinco mil empregos na região.
Atualmente, mais de mil trabalhadores estão envolvidos em 17 frentes de trabalho. Uma das principais atividades é o desmonte de rochas, que já resultou em 60 detonações e a remoção de 90 mil m³ de material rochoso entre junho e dezembro do ano passado. Para 2025, a previsão é de realizar 200 detonações e desmontar um total de 385 mil m³ de rochas.
A CCR RioSP está comprometida com a sustentabilidade e todo o material rochoso retirado será reaproveitado na própria obra. Para isso, foi construída uma central de britagem que processa o material de forma eficiente e segura.
Outra fase importante da obra é a construção do primeiro viaduto na nova pista de descida. As vigas de concreto já foram lançadas e a expectativa é que a estrutura seja concluída e liberada para o tráfego no primeiro trimestre deste ano. Ao todo, serão 24 viadutos construídos, utilizando mais de 570 vigas.
A CCR RioSP também divulgou um calendário de detonações para a próxima semana, programadas para os dias 21, 22 e 23 de janeiro, sempre das 14h às 16h. Durante essas atividades, a pista de subida da Serra das Araras será fechada para garantir a segurança de todos. A concessionária orienta motoristas e moradores a evitarem a área durante os horários de detonação e a respeitarem a sinalização.