Prefeitura de São Paulo busca vacinar jovens contra dengue
Campanha visa imunizar crianças e adolescentes.
Notícia publicada em 24/01/2025 21:19 - #saude
A Prefeitura de São Paulo está realizando uma campanha para vacinar crianças e adolescentes que ainda não receberam a vacina contra a dengue. A ação é focada em jovens de 10 a 14 anos, que devem receber as duas doses da vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda. Até agora, apenas 20% desse público-alvo completou a vacinação, com 130 mil jovens recebendo a segunda dose, enquanto 237 mil tomaram a primeira dose.
A vacinação começou em abril do ano passado e, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o intervalo entre as doses deve ser de três meses. A vacina é importante para prevenir formas graves da doença, que pode ser bastante perigosa.
A equipe de saúde está realizando visitas domiciliares para identificar aqueles que estão com a vacinação atrasada. Na última quarta-feira, uma enfermeira e uma agente comunitária de saúde visitaram várias ruas na zona leste da cidade, onde encontraram 77 jovens que ainda não haviam tomado a segunda dose. O primeiro contato é feito por telefone, onde os responsáveis são informados sobre a necessidade de levar os jovens até uma unidade de saúde para completar a vacinação.
Se não houver resposta, a equipe faz visitas presenciais. O objetivo é conscientizar os pais sobre a importância de manter a vacinação em dia. A vacinação é realizada apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e a equipe está empenhada em garantir que todos os jovens recebam a proteção necessária contra a dengue.
A campanha é um esforço para aumentar a cobertura vacinal e proteger a população jovem da cidade, que é um dos grupos mais vulneráveis à doença. A conscientização e a mobilização da comunidade são essenciais para o sucesso dessa iniciativa.