Cobras são apreendidas no aeroporto de Fortaleza

Duas cobras são encontradas em encomenda.

Notícia publicada em 23/01/2025 18:38 - #meio_ambiente


Duas cobras da espécie real-mexicana-negra foram encontradas no Aeroporto de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (23). As serpentes estavam escondidas em uma encomenda que continha pedras de argila, enviada de Governador Mangabeira, na Bahia, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará.

Inicialmente, a Receita Federal informou que as cobras eram da espécie mamba-negra, que é altamente venenosa. No entanto, após uma análise veterinária, a informação foi corrigida, confirmando que se tratava de cobras reais mexicanas negras, que não são venenosas e são consideradas dóceis para criação. Cada uma dessas cobras pode valer cerca de R$ 7 mil no mercado legal.

Após a apreensão, as cobras foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão ficará responsável por investigar a situação e decidir sobre a devolução dos animais ao seu local de origem. A apreensão ocorreu durante uma operação de rotina da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal, que visa combater o tráfico de animais silvestres e proteger a biodiversidade.


Wiki: real-mexicana-negra (espécie)
A real-mexicana-negra (nome científico: Corydoras aeneus) é uma espécie de peixe de água doce pertencente à família Callichthyidae, amplamente conhecida por sua popularidade em aquários. Originária da América do Sul, essa espécie é encontrada em diversos habitats aquátic... Ver wiki completa