Brasil registra mortes por dengue e chikungunya em 2025

O Brasil já teve 10 mortes por arboviroses.

Notícia publicada em 21/01/2025 07:38 - #saude


O Brasil enfrenta um aumento nos casos de dengue e chikungunya em 2025, com oito mortes confirmadas por dengue e duas por chikungunya. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20). Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Até agora, há 89 mortes em investigação relacionadas à dengue, além de mais de 87 mil casos prováveis registrados apenas neste ano. Os estados com maior incidência de dengue são Acre, São Paulo e Espírito Santo, sendo que São Paulo contabiliza três das oito mortes confirmadas.

Em relação à chikungunya, existem seis óbitos em investigação e mais de 4,3 mil casos prováveis. Os estados com maior número de casos de chikungunya são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde não divulgou as localidades das mortes por chikungunya.

Para ajudar no diagnóstico da dengue, o Ministério anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos em todo o país. Os primeiros sintomas da dengue incluem febre alta, que pode ultrapassar os 38ºC, acompanhada de dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas na pele. É importante que, ao apresentar esses sintomas, a pessoa busque atendimento médico imediatamente.


Wiki: Aedes Aegypti (inseto)
O Aedes aegypti é uma espécie de mosquito pertencente à família Culicidae, amplamente conhecido por ser o vetor de diversas doenças, incluindo dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Este inseto é nativo das florestas tropicais da África, mas atualmente está presente em várias regiões tropicai... Ver wiki completa