Flávio Bolsonaro processa Haddad por acusações de rachadinha
Flávio Bolsonaro move ação contra Haddad no STF.
Notícia publicada em 19/01/2025 00:30 - #politica
Flávio Bolsonaro, senador do PL, apresentou uma queixa-crime contra Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi distribuída ao ministro André Mendonça. Flávio alega que Haddad o caluniou, injuriou e difamou ao acusá-lo de estar envolvido em rachadinhas, um esquema de desvio de salários de assessores.
A polêmica começou quando Haddad, em um discurso, criticou Flávio por reclamar da Receita Federal. Ele afirmou que o senador foi "pego" pela Receita e que as movimentações financeiras de Flávio foram alvo de investigação. Haddad disse: "As rachadinhas do senador Flávio foram combatidas porque a autoridade identificou uma movimentação absurda nas contas do Flávio Bolsonaro".
Na queixa-crime, Flávio argumenta que as declarações de Haddad feriram sua honra e ultrapassaram os limites da liberdade de expressão. Ele afirma que, em vez de discutir políticas públicas, Haddad fez ofensas pessoais e o acusou falsamente de crimes graves, o que caracteriza calúnia, injúria e difamação, conforme o Código Penal.
Flávio Bolsonaro também criticou as mudanças na fiscalização da Receita Federal sobre o uso do PIX, afirmando que isso poderia gerar inflação. A origem das acusações de rachadinha remonta a 2018, quando o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou transações suspeitas ligadas a Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio, que na época era deputado estadual no Rio de Janeiro. Embora o caso tenha sido arquivado, a suspeita de irregularidades persiste na opinião pública.