Chuvas em Santa Catarina causam desabrigados e uma morte

Desabrigados e danos em Santa Catarina.

Chuvas em Santa Catarina causam desabrigados e uma morte

Notícia publicada em 17/01/2025 15:05 - #sociedade_comportamento


As fortes chuvas que começaram na quinta-feira, dia 16, têm causado sérios problemas em várias regiões de Santa Catarina. Até o momento, mais de 781 pessoas foram desabrigadas devido aos alagamentos e deslizamentos de terra. A situação é crítica em pelo menos nove cidades, que já decretaram estado de emergência. As cidades afetadas incluem Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Porto Belo, São José e Tijucas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Proteção e Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros registrou 366 ocorrências em 27 municípios entre a meia-noite de quinta e as 10h30 de sexta-feira. Essas ocorrências envolveram o auxílio a 2.007 pessoas, muitas das quais estavam isoladas em áreas alagadas. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jefferson de Souza, informou que a corporação está realizando operações de resgate de pessoas e animais, especialmente nas regiões da Grande Florianópolis e no litoral norte do estado. Para isso, foram disponibilizados pelo menos dez caminhões-tanque para ajudar na limpeza das cidades.

Infelizmente, a situação em Governador Celso Ramos se agravou com a confirmação da morte de um pescador de 72 anos, que se afogou ao ser arrastado pela correnteza enquanto verificava sua embarcação. O corpo do homem foi encontrado na manhã seguinte. Os bombeiros também tiveram que improvisar uma “linha de vida” para resgatar cerca de 700 trabalhadores que estavam ilhados. Uma cena que chamou a atenção nas redes sociais foi a queda de parte de um quartel do Corpo de Bombeiros, que foi atingido pelas águas da chuva.

O decreto de emergência permite que a prefeitura de Governador Celso Ramos receba recursos financeiros e materiais de forma mais rápida dos governos estadual e federal. Além disso, o decreto possibilita a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil e a implementação de um Plano Emergencial de Resposta aos Desastres. Esse plano inclui a convocação de voluntários para ajudar nas operações de socorro e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para a população afetada.

Até a manhã de sexta-feira, a cidade de Biguaçu registrou o maior volume de chuvas, com 391 milímetros em apenas 24 horas. Esse volume é superior ao esperado para todo o mês de janeiro. As chuvas causaram deslizamentos, quedas de muros e alagamentos em várias áreas, além de abrir uma cratera na BR-101.

Na capital, Florianópolis, duas pessoas ficaram feridas quando um muro desabou no Bairro Costeira. Os bombeiros também resgataram uma mulher e seu filho que estavam presos em um carro ilhado pela água que subiu rapidamente.

Balneário Camboriú está em alerta máximo para deslizamentos. A Defesa Civil está monitorando 42 pontos de risco já mapeados na cidade. As equipes de emergência atenderam a mais de 170 ocorrências, que incluem quedas de árvores, resgates de pessoas e inundações. Desde a madrugada, servidores da Secretaria de Obras e moradores têm trabalhado para remover a lama acumulada nas ruas.

Vídeos que circulam na internet mostram a beira-mar de Balneário Camboriú completamente alagada, com carros submersos e edifícios de luxo ilhados. Unidades de saúde e escolas também foram afetadas, e municípios vizinhos estão enviando ajuda, incluindo máquinas e donativos, para apoiar a população.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), as chuvas devem continuar até a tarde de sexta-feira, mas a previsão é que a situação melhore a partir da noite, com um fim de semana de sol e calor em quase todo o estado, embora pancadas de chuva típicas do verão possam ocorrer.

Para garantir a segurança da população e reduzir a circulação de pessoas, o governo estadual autorizou que servidores públicos das cidades afetadas trabalhem remotamente nesta sexta-feira. Essa medida foi anunciada pelo governador Jorginho Mello e visa proteger a saúde e a segurança dos cidadãos durante esse período crítico.


Wiki: Santa Catarina (estado)
Santa Catarina é um estado localizado na região Sul do Brasil, conhecido por sua diversidade cultural, belezas naturais e economia dinâmica. O estado faz divisa ao norte com o estado do Paraná, ao sul com o estado do Rio Grande do Sul, a oeste com a Argentina e a leste com o Oceano Atlântico. A c... Ver wiki completa