Bia Haddad e Luisa Stefani brilham no Aberto da Austrália
Bia Haddad avança e Luisa Stefani vence na estreia.
Notícia publicada em 16/01/2025 17:18 - #esportes
A tenista brasileira Beatriz Haddad, conhecida como Bia, teve um desempenho impressionante no Aberto da Austrália, realizado em Melbourne. Ela avançou para a terceira rodada do torneio, se aproximando de uma conquista histórica: a possibilidade de alcançar as oitavas de final de um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira. Bia, que ocupa a 17ª posição no ranking mundial, enfrentou a russa Erika Andeeva, de apenas 20 anos, e venceu com facilidade, marcando um duplo 6/2 em apenas 1 hora e 21 minutos de jogo.
Com a eliminação do carioca João Fonseca na madrugada anterior, Bia se tornou a única representante do Brasil na competição de simples. Sua próxima adversária será a russa Veronika Kudermetova, que ocupa a 75ª posição no ranking. A partida está agendada para sábado, dia 18, mas o horário exato ainda será definido pelos organizadores do torneio.
Além de sua participação nas simples, Bia Haddad também se prepara para estrear nas duplas. Ela jogará ao lado da alemã Laura Siegemund. As duas vêm de uma boa fase, tendo conquistado o vice-campeonato em um torneio de duplas na semana anterior, o WTA 550 de Adelaide. Na primeira rodada, elas enfrentarão a dupla formada pela holandesa Suzan Lamens e a norte-americana Quinn Gleason. A partida está marcada para a madrugada desta sexta-feira, dia 17, às 1h40 (horário de Brasília).
Na mesma madrugada, o mineiro Marcelo Melo também fará sua estreia nas duplas mistas, jogando ao lado da taiwanesa Chan Hao-Ching. Eles enfrentarão a dupla britânica composta por John-Patrick Smith e Kimberly Birrel, com o confronto previsto para começar no mesmo horário da partida de Bia.
Outro destaque do dia foi a tenista paulista Luisa Stefani, que fez sua estreia em duplas ao lado da norte-americana Peyton Stearns. A nova parceria teve um desempenho excelente, vencendo a dupla da carioca Ingrid Martins e da romena Irina Begu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7-3). O jogo durou 1 hora e 27 minutos. Agora, Luisa e Peyton se preparam para enfrentar a dupla da chinesa Shuai Zhang e da francesa Kristina Mladenovic, que são cabeças de chave 9 no torneio. O duelo está previsto para ocorrer na madrugada de sábado, dia 18.
O dia também foi especial para o gaúcho Orlando Luz, que conquistou sua primeira vitória em um Grand Slam. Jogando em parceria com o francês Gregoire Jacq, Orlando venceu a dupla indiana formada por Jeevan Nedunchezhiyan e N. Vijay Prashanth com um duplo 6/2. Essa vitória marca um momento significativo na carreira de Orlando, que expressou sua felicidade após o jogo, agradecendo ao apoio dos torcedores brasileiros.
Infelizmente, o Brasil teve algumas decepções nas duplas masculinas. A parceria de Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos foi eliminada na estreia, perdendo para a dupla do francês Édouard Roger-Vasselin e do monegasco Hugo Nys, que eram cabeças de chave 15. O jogo terminou com o placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/2.
Além disso, a dupla do paulista Marcelo Zormann e do carioca Fernando Romboli também não teve sorte. Eles estavam em vantagem, mas acabaram sofrendo uma virada e perderam para os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 7/6 (10-6).
O Aberto da Austrália continua a ser um palco importante para os tenistas brasileiros, e as expectativas são altas para as próximas partidas de Bia Haddad e Luisa Stefani, que buscam avançar ainda mais no torneio.