Temer critica Lula sobre impeachment de Dilma
Temer responde a Lula sobre impeachment.
Notícia publicada em 14/01/2025 21:33 - #politica
O ex-presidente Michel Temer se manifestou sobre as declarações do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou o impeachment de Dilma Rousseff de "golpe". Em entrevista ao jornal O Globo, Temer considerou a fala de Lula como uma "bobagem" e afirmou que é uma declaração "divisionista". Para ele, o processo de impeachment foi legítimo e contou com o apoio das instituições, como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
A polêmica começou quando Lula visitou a galeria de fotos dos ex-presidentes no Palácio do Planalto. Durante a visita, ele criticou a falta de informações sobre os mandatos dos presidentes e reiterou que o impeachment de Dilma foi um golpe, que resultou na ascensão de Temer ao poder. Lula afirmou: "A Dilma foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe, depois esse aqui (apontando para Temer) não foi eleito".
Além de Temer, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também se posicionou contra as declarações de Lula. Nunes, que faz parte de uma ala do MDB que busca se distanciar do PT, defendeu a legalidade do impeachment e afirmou que "golpe é dizer o contrário". Ele ressaltou que a defesa da democracia deve incluir o respeito às instituições que participaram do processo de impeachment.
As declarações de Lula geraram desconforto entre membros do MDB que apoiam o governo, uma vez que o partido ocupa três ministérios na atual administração. A relação entre Lula e Temer sempre foi tensa, especialmente após Lula ter chamado Temer de "golpista" durante a campanha eleitoral de 2022.