Mudanças na Secom com nova posse de Sidônio Palmeira
Mudanças na Secom após posse de Sidônio Palmeira.
Notícia publicada em 14/01/2025 21:10 - #politica
O publicitário Sidônio Palmeira tomou posse como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e já promoveu mudanças significativas na equipe. Uma das principais alterações foi a demissão da secretária de Estratégias e Redes, Brunna Rosa, que era próxima da primeira-dama Rosangela Janja da Silva. A saída de Brunna já estava decidida desde a semana anterior, mas ela se despediu de sua equipe apenas nesta terça-feira (14). Além dela, a diretora do departamento de Canais Digitais, Priscila Calaf, também foi desligada da Secom.
Sidônio já havia iniciado sua gestão com a demissão do secretário de Imprensa, José Chrispiniano, e sua substituição por Laércio Portela. Durante a cerimônia de posse, Sidônio, que é conhecido por sua atuação na campanha presidencial do PT em 2022, criticou a decisão da Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, de acabar com o sistema de checagem de fatos, considerando isso uma afronta à soberania nacional.
O novo ministro enfatizou a importância da comunicação como um pilar da democracia e destacou que o desafio da comunicação do governo não é exclusivo da Secom. Ele alertou sobre as consequências das "mentiradas" promovidas pela extrema direita, que, segundo ele, ameaçam a sociedade e fomentam a cultura do ódio.
Sidônio também fez questão de ressaltar que não possui uma trajetória política partidária, mas que sua escolha por integrar a campanha de Lula em 2022 foi motivada por um sentimento de justiça e pela busca de um Brasil mais respeitado no cenário internacional. Ele finalizou seu discurso afirmando que a verdade é o único antídoto contra a mentira, destacando a necessidade de uma comunicação mais ampla e compartilhada entre todos.