Homens são maioria entre vítimas de acidentes em Goiás

Dados mostram que 79% das vítimas são homens.

Notícia publicada em 14/01/2025 19:50 - #sociedade_comportamento


Em 2024, Goiás registrou 1.021 mortes em acidentes de trânsito, sendo que 79% das vítimas eram homens. Os dados foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) nesta segunda-feira (13). O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, afirmou que os motoristas homens têm se mostrado mais negligentes e imprudentes ao volante. Ele destacou que as mulheres, em geral, apresentam um desempenho melhor na direção, com menor taxa de fatalidades em acidentes.

No total, foram 100.977 acidentes registrados no estado, com 1.021 mortes, sendo que 53% ocorreram em áreas urbanas e 47% em rodovias. Comparando com 2023, houve uma leve queda de 1,9% no número de mortes, com 63 vidas a menos perdidas. No ano passado, os homens representavam 76% das vítimas fatais.

Na capital, Goiânia, 148 pessoas morreram em acidentes de trânsito, o que representa uma redução de 12 mortes em relação a 2023. O delegado Waldir atribui essa diminuição à falta de fiscalização eletrônica durante sete meses do ano. Ele acredita que, se os radares estivessem funcionando, o número de mortes poderia ter sido ainda menor.

Waldir enfatizou a necessidade de modernização e melhorias na infraestrutura urbana para que, em 2025, os números de acidentes e mortes possam ser reduzidos significativamente. Ele defende a criação de uma cidade mais inteligente, com melhor qualidade nas vias e maior segurança no trânsito.


Wiki: Goiás (estado)
Goiás é um estado brasileiro localizado na região Centro-Oeste do país. É conhecido por sua rica cultura, diversidade geográfica e importância econômica. A capital do estado é Goiânia, que se destaca por sua arquitetura moderna e planejamento urbano. Goiás é limitado ao norte pelo estado de Tocan... Ver wiki completa