Estudo revela que Vênus tem interior seco

Vênus apresenta um interior seco, segundo estudo.

Notícia publicada em 04/12/2024 20:41 - #ciencia


Pesquisadores analisaram a história climática de Vênus e descobriram que o planeta possui um interior seco, o que sugere que ele nunca teve condições para abrigar oceanos de água líquida. O estudo, publicado na revista Nature Astronomy, investiga a composição da atmosfera de Vênus e como ela se relaciona com a presença de água em seu interior.

Historicamente, duas teorias sobre a água em Vênus foram propostas: uma que sugere que o planeta teve um clima temperado com água líquida na superfície por bilhões de anos, e outra que afirma que Vênus sempre foi quente demais para permitir a condensação de água. A nova pesquisa indica que a atmosfera de Vênus, que atualmente é rica em dióxido de carbono, não é suficiente para sustentar a ideia de que o planeta teve um passado úmido.

Os cientistas calcularam a taxa de destruição de água na atmosfera e descobriram que a composição dos gases vulcânicos de Vênus contém, no máximo, 6% de água. Isso é significativamente menor do que a água encontrada em magmas terrestres sob condições semelhantes. A pesquisa sugere que, após um período inicial de magma, Vênus se tornou desidratado, resultando em uma superfície seca e inóspita.

Esses achados têm implicações importantes para a busca de vida em outros planetas. A pesquisa sugere que planetas semelhantes a Vênus, que estão na mesma zona habitável, provavelmente também não terão condições para suportar água líquida, tornando-os menos propensos a abrigar vida como conhecemos.


Wiki: Vênus (planeta)
Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em relação ao Sol e é frequentemente chamado de "estrela da manhã" ou "estrela da tarde" devido ao seu brilho intenso. É o planeta mais próximo da Terra e, por isso, é um dos corpos celestes mais estudados. Vênus é um planeta rochoso, semelhante à Terra ... Ver wiki completa