Vírus desconhecido causa mortes na República Democrática do Congo

Vírus desconhecido já matou 143 pessoas.

Notícia publicada em 03/12/2024 23:16 - #saude


Na República Democrática do Congo, um vírus desconhecido já causou a morte de 143 pessoas na província de Kivu do Sul durante o mês de novembro. As autoridades locais informaram que os infectados apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta e dores de cabeça intensas. O vice-governador da província, Remy Saki, e o ministro da Saúde, Apollinaire Yumba, confirmaram a situação alarmante.

Uma equipe médica foi enviada à área de saúde de Panzi para coletar amostras e investigar a origem da doença. A situação é considerada extremamente preocupante, pois o número de casos continua a aumentar. Cephorien Manzanza, líder de uma ONG local, destacou que a região enfrenta dificuldades no fornecimento de medicamentos, o que agrava a crise.

Infelizmente, muitas pessoas estão falecendo em suas casas devido à falta de tratamento adequado. Um epidemiologista local relatou que mulheres e crianças são as mais afetadas pela doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre a situação e está colaborando com o Ministério da Saúde Pública do Congo para investigar mais a fundo o surto.

As autoridades estão em alerta e buscam formas de conter a propagação do vírus, que ainda não foi identificado. A comunidade local está preocupada com a falta de recursos e a possibilidade de mais vidas serem perdidas se a situação não for controlada rapidamente.


Wiki: República Democrática do Congo (país)
A República Democrática do Congo (RDC) é um país localizado na região central da África, sendo o segundo maior país do continente africano em área, atrás apenas da Argélia. A RDC faz fronteira com nove países: ao norte, limita-se com a República Centro-Africana e o Sudão do Sul; a leste, com o Ug... Ver wiki completa