TIC Trens e CPTM iniciam treinamento para Linha 7-Rubi
Treinamentos para operação da Linha 7-Rubi começam.
Notícia publicada em 28/11/2024 17:29 - #transporte
A TIC Trens e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciam, neste domingo, 1º de dezembro de 2024, os treinamentos para a equipe que irá operar a Linha 7-Rubi. Essa mudança de gestão está programada para ocorrer em 26 de novembro de 2025. O objetivo dos treinamentos é garantir uma transição suave e minimizar os impactos na operação da linha, que liga São Paulo a Jundiaí.
Os treinamentos fazem parte de um processo pré-operacional estabelecido no contrato de concessão. Durante os primeiros seis meses de operação, a CPTM irá colaborar com a TIC Trens, transferindo conhecimento sobre a operação da linha. Essa estratégia visa reduzir riscos e assegurar que a nova equipe esteja bem preparada para a gestão da linha.
A TIC Trens será responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi, além de operar o Trem Inercidades Eixo Norte (TIC) e o Trem Intermunicipal (TIM). A concessão da Linha 7-Rubi marca o início de um projeto de 30 anos que visa conectar a capital paulista a Campinas, com a TIC Trens também encarregada de modernizar as estações ao longo do percurso.
O TIC, que é o primeiro trem de média velocidade do Brasil, deve iniciar suas operações em maio de 2031, com capacidade para 860 passageiros por viagem. Já o TIM, que ligará Campinas a Jundiaí, está previsto para começar em maio de 2029, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O leilão para o projeto foi realizado em fevereiro deste ano, com o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos sendo o vencedor, com um investimento estimado em R$ 14,2 bilhões.