Escassez de vacinas afeta 11 estados brasileiros

Falta de vacinas preocupa em 11 estados.

Notícia publicada em 24/11/2024 23:37 - #saude


Atualmente, 11 estados brasileiros estão enfrentando uma séria escassez de vacinas. Entre as vacinas em falta estão as destinadas à prevenção da covid-19, febre amarela, varicela, DTP e HPV. O Ministério da Saúde informou que, embora não haja uma falta geral de vacinas, existem dificuldades temporárias na distribuição, que são atribuídas a problemas com fornecedores e à produção limitada em nível global.

Os estados mais afetados incluem Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Uma pesquisa realizada em setembro revelou que 64,7% dos municípios relataram a falta de vacinas, o que destaca a gravidade da situação.

O Ministério da Saúde também mencionou que herdou da administração anterior a falta de alguns imunizantes e que está implementando medidas para evitar o desperdício. A distribuição das vacinas contra a covid-19 foi regularizada, e novas remessas estão programadas para os próximos dias, com o objetivo de atender à demanda crescente.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) ressaltou a necessidade de melhorar o monitoramento dos estoques e a infraestrutura de produção de imunobiológicos. A situação atual exige atenção e ação rápida para garantir que a população tenha acesso às vacinas necessárias para a proteção contra diversas doenças.


Wiki: Ministério Da Saúde (organização)
O Ministério da Saúde é uma das principais pastas do governo federal do Brasil, responsável pela formulação e execução de políticas públicas voltadas à saúde da população. Criado em 1953, o ministério tem como missão promover a saúde, prevenir doenças e garantir acesso a serviços de saúde de qual... Ver wiki completa