Pix agendado recorrente é obrigatório a partir de hoje

Nova regra do Banco Central entra em vigor.

Notícia publicada em 28/10/2024 14:29 - #economia


A partir de hoje, 28 de outubro de 2024, todas as instituições financeiras no Brasil são obrigadas a oferecer a opção de Pix agendado recorrente. Essa mudança foi determinada pelo Banco Central, que visa melhorar a experiência dos usuários com o sistema de pagamentos instantâneos. Antes, essa funcionalidade era opcional e apenas alguns bancos disponibilizavam o serviço.

Com o Pix agendado recorrente, os clientes poderão programar pagamentos que se repetem em intervalos definidos, como mesadas, doações e aluguéis. Essa nova opção permite que o próprio usuário escolha quando e para quem fará os pagamentos, facilitando a gestão de despesas recorrentes.

É importante diferenciar o Pix agendado do Pix automático. No Pix automático, as instruções de pagamento são dadas pelo recebedor, que deve ser uma pessoa jurídica, e requer autorização do pagador. Já no Pix agendado, o pagador é quem define as instruções, podendo enviar dinheiro tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Além dessa novidade, o Banco Central anunciou que, a partir de 1º de novembro, haverá novas regras de segurança para o Pix. Transferências acima de R$ 200 só poderão ser realizadas a partir de dispositivos previamente cadastrados pelo cliente. Para dispositivos não cadastrados, haverá um limite diário de R$ 1 mil. Essa medida visa aumentar a segurança e prevenir fraudes no sistema.

Recentemente, o Banco Central também informou que o Pix automático será lançado em 16 de junho de 2025, facilitando cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras.


Wiki: Banco Central (organização)
O Banco Central do Brasil (BCB) é a instituição responsável pela política monetária do país, atuando como o banco dos bancos e regulador do sistema financeiro nacional. Criado em 31 de dezembro de 1964, o Banco Central tem como principais objetivos garantir a estabilidade do poder de compra da mo... Ver wiki completa