Denuncie crimes eleitorais pela internet

Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas online.

Notícia publicada em 27/10/2024 17:26 - #politica


Os eleitores que perceberem irregularidades nas eleições de 2024 podem fazer denúncias pela internet. Neste domingo, 27 de outubro, mais de 30 milhões de pessoas vão às urnas para escolher prefeitos e vices no segundo turno. Para facilitar o processo, a Justiça Eleitoral disponibiliza o programa Pardal, que pode ser acessado online ou por meio de aplicativos nas lojas digitais.

Se um eleitor notar propaganda irregular, como outdoors ou telemarketing, ele pode registrar a queixa no Pardal. Nos primeiros dez dias de propaganda eleitoral, o sistema já recebeu mais de 14 mil denúncias. Além disso, o Pardal também possui um recurso para reportar desinformação através do Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade). Para informações enganosas, o eleitor pode usar o número 1491, do SOS Voto.

Para denúncias de ilícitos mais graves, como compra de votos ou assédio, o eleitor deve se dirigir diretamente ao Ministério Público Eleitoral. A mobilização dos cidadãos é fundamental para garantir a integridade do processo eleitoral e combater práticas ilegais.

O Estadão acompanhará a apuração dos votos do segundo turno em tempo real, a partir das 17h deste domingo, 27.


Wiki: Justiça Eleitoral (organização)
A Justiça Eleitoral é um ramo do Poder Judiciário brasileiro responsável por organizar e supervisionar as eleições no país, garantindo a lisura e a transparência dos processos eleitorais. Sua estrutura é composta por tribunais e juízes eleitorais, que atuam em diferentes níveis, desde as eleições... Ver wiki completa