Prazo para baixar o e-Título termina neste sábado

Baixe o e-Título até sábado para votar.

Notícia publicada em 27/10/2024 07:09 - #politica


Os eleitores que desejam utilizar a versão digital do título de eleitor devem baixar o aplicativo e-Título até este sábado (26). Após essa data, o aplicativo não estará mais disponível para download, nem mesmo no dia da votação, que ocorre neste domingo (27).

O e-Título, lançado em 2017 pela Justiça Eleitoral, já conta com mais de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. Para votar, o eleitor pode apresentar um documento oficial com foto ou usar o e-Título, mas é importante que o perfil no aplicativo tenha a foto cadastrada, o que só é possível se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico.

Caso o cadastramento não tenha sido realizado, o eleitor ainda pode votar apresentando um dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), identidade social (para pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além de permitir o acesso ao título de eleitor digital, o e-Título oferece várias funcionalidades, como consultar o local de votação, emitir certidões (para quem tem biometria cadastrada), justificar ausências, acessar guias para pagamento de multas e autenticar documentos da Justiça Eleitoral, tudo isso sem precisar ir a um cartório.

Portanto, é fundamental que os eleitores que desejam usar o e-Título se atentem ao prazo e realizem o download do aplicativo antes que ele fique indisponível.


Wiki: Justiça Eleitoral (organização)
A Justiça Eleitoral é um ramo do Poder Judiciário brasileiro responsável por organizar e supervisionar as eleições no país, garantindo a lisura e a transparência dos processos eleitorais. Sua estrutura é composta por tribunais e juízes eleitorais, que atuam em diferentes níveis, desde as eleições... Ver wiki completa