Governo cria comissão para transição dos trens da SuperVia

Comissão gerenciará transição dos trens da SuperVia.

Notícia publicada em 24/10/2024 08:00 - #transporte


O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a criação de uma comissão para gerenciar a transição dos trens da SuperVia, que está enfrentando dificuldades financeiras e está em recuperação judicial desde 2021. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 21 de outubro de 2024 e envolve representantes da Casa Civil, da Secretaria de Transportes e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central).

A SuperVia deve deixar de operar o sistema ferroviário fluminense em 2025, após um acordo que será assinado em breve entre o estado e a concessionária. O prazo para a descontinuação dos serviços é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais 180 dias. O contrato original da SuperVia estava previsto para durar até 2048, mas a situação financeira da empresa, que inclui débitos atrasados que superam R$ 2 bilhões, levou a essa mudança.

Para garantir a continuidade do serviço, tanto a SuperVia quanto o governo planejam investir recursos na concessão. Uma nova empresa será contratada de forma emergencial para operar os trens, e um interventor será nomeado para supervisionar a operação até que a nova concessão esteja pronta.

Atualmente, a SuperVia opera a segunda maior malha ferroviária do Brasil, com 270 quilômetros de trilhos e 104 estações, atendendo cerca de 320 mil passageiros diariamente em 12 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A transição é vista como uma medida necessária para evitar a falência da concessionária e garantir o transporte ferroviário na região.


Wiki: SuperVia (empresa)
A SuperVia é uma empresa brasileira responsável pela operação e manutenção do sistema de trens urbanos na região metropolitana do Rio de Janeiro. Fundada em 1998, a SuperVia é uma concessionária que opera as linhas de trem que conectam a capital fluminense a diversos municípios da Baixada Flumine... Ver wiki completa