EUA não confirmam bunker do Hezbollah em Beirute

EUA não veem provas de bunker do Hezbollah.

Notícia publicada em 23/10/2024 23:17 - #politica


O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, declarou que não encontrou evidências que comprovem a existência de um bunker do Hezbollah sob um hospital em Beirute, no Líbano. Essa informação foi divulgada por Israel, que afirma que o local seria um centro financeiro do grupo extremista, contendo mais de US$ 500 milhões em dinheiro e ouro.

Durante uma coletiva de imprensa, Austin afirmou: "Não vimos evidências disso até o momento, mas continuaremos a colaborar com nossos colegas israelenses para entender melhor o que eles estão observando". A declaração surge após o Exército de Israel anunciar a descoberta do bunker sob o Hospital Al-Sahel e garantir que não atacaria o local, enquanto continuaria a atacar os ativos financeiros do Hezbollah.

Fadi Alameh, um parlamentar libanês e diretor do hospital, negou as acusações de Israel, pedindo uma vistoria do Exército libanês para comprovar que o hospital abriga apenas salas de operação e pacientes. Uma repórter da BBC, Orla Guerin, também visitou o hospital e não encontrou o bunker, com a equipe médica afirmando que não havia nada ali.

O porta-voz do Exército israelense, Avichay Adraee, insistiu na existência do bunker, alegando que o Hezbollah estaria escondendo a entrada. Ele afirmou que o grupo extremista impediu jornalistas de acessarem a área correta, sugerindo que o local foi camuflado.

Israel também revelou que o bunker foi construído por Hassan Nasrallah, ex-líder do Hezbollah, que foi morto em um ataque aéreo no mês passado. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que o dinheiro armazenado no bunker poderia ter sido usado para ajudar o Líbano, mas foi desviado para atividades terroristas.


Wiki: Hezbollah (grupo extremista)
O Hezbollah é um grupo militante e político libanês, considerado uma organização terrorista por diversos países, incluindo os Estados Unidos e Israel. Fundado em 1982, durante a Guerra Civil Libanesa e a invasão israelense do Líbano, o Hezbollah surgiu como uma resposta à ocupação israelense e à ... Ver wiki completa