Pilotos alemães morrem em queda de avião na Finlândia

Avião da Segunda Guerra Mundial cai na Finlândia.

Notícia publicada em 20/10/2024 21:49 - #sociedade_comportamento


Dois pilotos alemães perderam a vida em um acidente aéreo na Finlândia, quando o avião em que estavam, um T-6 Texan, caiu e pegou fogo logo após a decolagem. O incidente ocorreu nas proximidades do aeroporto de Rayskala, no sul do país, na quarta-feira, 16 de outubro. As autoridades finlandesas confirmaram os óbitos nesta quinta-feira, 17.

O T-6 Texan, uma aeronave que foi introduzida na década de 1930 e é frequentemente utilizada em exibições aéreas, caiu devido a uma provável falha no motor. A polícia local informou que os pilotos eram considerados "experientes". O avião, fabricado em 1942, era a única unidade desse tipo na Finlândia e estava em um voo de testes antes de ser enviado para a Alemanha, após ter sido vendido recentemente.

Desde 2020, a aeronave estava no país nórdico e havia passado por uma inspeção no mês anterior ao acidente. O aeroporto de Rayskala é conhecido por ser o maior centro de aviação esportiva entre os países nórdicos, localizado a cerca de 100 quilômetros de Helsinque. O acidente levanta preocupações sobre a segurança de voos com aeronaves históricas, especialmente aquelas que foram utilizadas em conflitos como a Segunda Guerra Mundial.


Wiki: T-6 Texan (aeronave)
O T-6 Texan é uma aeronave de treinamento militar desenvolvida pela North American Aviation durante a década de 1930. Originalmente projetada como um treinador avançado, a aeronave se tornou um dos principais modelos utilizados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos e de outros países durante a ... Ver wiki completa