Revisão do Índice MSCI Pode Trazer Mudanças para Ações Brasileiras

Mudanças no índice MSCI podem afetar ações.

Notícia publicada em 20/10/2024 07:10 - #economia


A próxima revisão do índice MSCI, que é importante para muitos fundos de investimento, será divulgada no dia 6 de novembro e começará a valer em 26 de novembro. O Bank of America fez previsões sobre quais ações podem ser afetadas nessa revisão. Segundo o banco, as empresas Assaí e Carrefour Brasil têm grandes chances de serem excluídas do índice. Em contrapartida, a Lojas Renner é apontada como a candidata mais provável para entrar no índice brasileiro.

O Assaí, que possui o código ASAI3, e o Carrefour, com o código CRFB3, podem perder suas posições, enquanto a Lojas Renner, identificada como LREN3, pode ser adicionada. Se isso acontecer, a Renner pode ter um impacto significativo, com um peso estimado de cerca de 0,8% no índice MSCI Brasil. O banco também menciona que a movimentação de ações pode ocorrer em um período de três dias de negociação.

Além disso, o Bank of America observa que outras empresas, como Copel (CPLE3) e Porto (PSSA3), estão próximas de atender aos requisitos necessários para inclusão no índice, mas atualmente não cumprem os critérios de free float, que mede a quantidade de ações disponíveis para negociação no mercado.

Essas mudanças no índice MSCI são importantes para investidores, pois podem influenciar a liquidez e o desempenho das ações no mercado. A expectativa é que a revisão traga novas oportunidades e desafios para os investidores que acompanham o desempenho das ações brasileiras.


Wiki: MSCI (organização)
A MSCI (Morgan Stanley Capital International) é uma empresa de serviços financeiros que fornece índices de mercado, análises e ferramentas de investimento. Fundada em 1969, a MSCI é amplamente reconhecida por seus índices de ações, que são utilizados por investidores institucionais e gestores de ... Ver wiki completa