Monitor do PIB indica queda de 0,2% na economia brasileira

Queda de 0,2% na economia em agosto.

Notícia publicada em 16/10/2024 10:09 - #economia


O Monitor do PIB, elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), revelou que a atividade econômica no Brasil teve uma queda de 0,2% de julho para agosto de 2024. Apesar dessa retração, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a economia cresceu 3,4%. No trimestre encerrado em agosto, o crescimento foi de 4,1%.

Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, explicou que a queda consecutiva da economia se deve à estagnação da indústria e à diminuição dos serviços. Dentre as três principais atividades econômicas, apenas a agropecuária apresentou crescimento entre julho e agosto.

Analisando a demanda, a maioria dos componentes teve desempenho positivo, exceto as exportações, que caíram 2,5%. Essa queda é atribuída à diminuição das exportações de produtos agropecuários e da extração mineral. Embora a demanda tenha mostrado crescimento, as exportações líquidas negativas impactaram negativamente o PIB.

No que diz respeito ao consumo das famílias, houve um aumento de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para o consumo de serviços. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) também cresceu 7,5%, especialmente no setor de máquinas e equipamentos, que tem mostrado resultados positivos desde o segundo trimestre.

As exportações, que cresceram 1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, enfrentaram uma desaceleração, principalmente devido à redução nas exportações de produtos agropecuários. Por outro lado, as importações aumentaram 18,7%, abrangendo todos os tipos de bens, com os bens intermediários sendo os principais responsáveis por esse crescimento.

A taxa de investimento em agosto de 2024 foi de 18,1%, superando as médias históricas desde 2000 e 2015.


Wiki: Fundação Getulio Vargas (organização)
A Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma instituição brasileira de ensino superior e pesquisa, fundada em 20 de dezembro de 1944, com sede no Rio de Janeiro. A FGV é reconhecida por sua excelência acadêmica e por sua contribuição significativa para o desenvolvimento do Brasil, especialmente nas área... Ver wiki completa