Israel planeja ataque ao Irã sem atingir instalações nucleares

Israel promete não atacar instalações nucleares do Irã.

Notícia publicada em 16/10/2024 02:09 - #politica


Israel informou aos Estados Unidos que um ataque planejado contra o Irã não terá como alvo as instalações nucleares e petrolíferas do país. Essa garantia foi dada em uma conversa entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O objetivo é evitar uma escalada de tensões no Oriente Médio, que poderia resultar em um aumento nos preços do petróleo.

A conversa entre Biden e Netanyahu ocorreu na semana passada e foi seguida por discussões entre o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant. Israel indicou que os alvos do ataque seriam militares ou de inteligência, mas não forneceu uma lista específica de alvos aos EUA.

Esse ataque é uma resposta ao disparo de 180 mísseis pelo Irã contra Israel no dia 1º de outubro, após um ataque aéreo israelense que resultou na morte do líder da milícia libanesa Hezbollah, Hassan Nasrallah. O gabinete de Netanyahu afirmou que, embora escutem a opinião dos EUA, as decisões finais serão tomadas com base nos interesses nacionais de Israel.

Espera-se que a resposta de Israel ocorra antes das eleições presidenciais nos EUA, marcadas para 5 de novembro. O ataque pode ser semelhante a um ocorrido em abril, quando Israel atingiu uma base militar iraniana após o Irã lançar 300 mísseis e drones em seu território.


Wiki: Irã (país)
O Irã, oficialmente conhecido como República Islâmica do Irã, é um país localizado no Oriente Médio, na região da Ásia Ocidental. Faz fronteira ao norte com o Mar Cáspio, a oeste com a Turquia e o Iraque, ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, e a leste com o Afeganistão e o Paquistão. Com ... Ver wiki completa